Sobre Física e consciência.

Muita gente me pede, através do Facebook, mais informações sobre como a Física pode influenciar a Filosofia, e a Psicologia. Isso no Brasil, é claro. Pois em países desenvolvidos, estes questionamentos e aprofundamentos já são bem comuns, tanto no “mainstream” das maiores universidades americanas e europeias, como Harvard, Oxford, Cambridge, Santa Cruz, entre outras quanto na cultura popular. Até em filmes da Marvel a Filosofia Quântica já está presente. Foi ela que derrotou Thanos, no filme dos Vingadores. Para você ver o alcance da discussão.

Ainda assim, muitos me cobraram um artigo mais específico sobre a parte mais teórica da Física. Muitas pessoas me falaram sobre físicos que negam, ou não aceitam, ou limitam a Física Quântica mantendo a Física Clássica de uma forma estanque, diferente e não relacionada. Respeitosamente, não desejo discutir isso aqui. É uma opinião válida, que não é compartilhada por todos os Físicos, mesmo entre os envolvidos no desenvolvimento e descobrimento da Quântica.

Isso não quer dizer que existem apenas duas opiniões acerca do assunto, na verdade, de todos que já receberam o prêmio Nobel com assuntos relacionados ao tema, como Heisenberg, Einstein, Niels Bohr, Richard Feynman, Roger Penrose, não só discordam de muita coisa sobre o tema, como muitas vezes, descordam da maioria das coisas, das mais importantes. Como diz Niels Boh: “Não é porque uma verdade profunda é verdadeira que ela não pode ser diametralmente oposta a outra verdade profunda”.

Claro, se você é um cientista e não entendeu que este site, blog e conteúdo foi feito para levar em conta considerações da Física que muitos Físicos, Filósofos e Psicólogos vem discutido com questionamentos acerca do Ser (ente = ser em grego. E Ontologia, é uma matéria da Filosofia), Metafísica (princípios e fins do Ser), e que estes princípios formam a Psicologia, e este site é para discutir questões que abordam o ser humano, e no caso de questões da Física se adequarem e explicarem melhor o comportamento humano, e só por isso serão usados, sem que por isso a humanidade direcione a ciência, minhas sinceras desculpas. Se for o caso, este site não é para você, mas não é você que vai decidir o que será discutido por aqui. A internet é bem grande para você se divertir.

Voltando ao assunto, segue abaixo um artigo interessante sobre como o atual ganhador do prêmio Nobel da Física, Roger Penrose, tem a dizer sobre a Consciência. Clique aqui para ler!

E obrigado a todos que se interessam e desejam ver mais sobre Filosofia Quântica!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: