A MORTE DE UM INIMIGO RETÓRICO

Priscila Veríssimo, 35, enfermeira cuja confiança em uma retórica baseada em jogo político direita contra esquerda, mais do que na Vacina custou a vida. Descanse em Paz. E que ninguém descanse enquanto não estiver todo mundo vacinado.

Nestes dias, morreu uma, segundo reportagem nada isenta, “bolsonarista” que se recusava a vacinar-se” de 35 anos. A enfermeira, de uma forma nada inteligente, recusou-se a se vacinar, tendo a sua disposição a vacina, a sorte de ter sobrevivido até a vacina chegar, e ainda assim, se recusou.

Muito há para se lamentar nesta notícia, a saber: que nosso presidente ter agido como um Boçalnaro, ter menosprezado o uso de máscara e de vacina, a necessidade de fechar tudo por um período de tempo e fazer tanta gente acreditar que, porque o lado mais canhoto da opinião pública se vale da tragédia politicamente para continuar o desmerecendo, muitas vezes com mérito, muitas sem, alguém, colocando sua boa fé no governo e no governante, acabou morrendo em decorrência disto. Fazer o que lhe parece certo, apenas porque o presidente disse, pode ser o mais errado a se fazer. Priscila Veríssimo, 35, de Arapiraca (AL), que o diga. Ou quem, infelizmente, não pode mais nos dizer.

Agora, o que ela tem de Bolsonarista, pela lógica que eu li na Catraca Livre, pelo menos, não sei dizer. Diretamente, não sei. Já ouvi falar antes dessa Bolsobalela toda que existiam pessoas que eram contra a vacina. Um horror, isso. Existem inúmeras críticas à ciência, às formas de se fazer ciência e de se propor a ciência para a população. Muitas vezes, se sobrepondo às crenças das pessoas, sejam quais forem, de forma violenta e muitas vezes, cheias de ideologias. Toda comunicação deve respeitar o emissor, a comunicação, mas o entendimento só é avaliado se o receptor o entendeu de acordo. Se não, a culpa é o comunicólogo. Isso eu aprendi na faculdade, comunicólogo que sou.

A pessoa já tinha pego o Corona, achou que estava imune. Lêdo engano… O presidente pegou e depois disse que por isso, já estava “curado”. Pensou, e tem pensado mais no que dizem seus adversários políticos sobre a Pandemia, para dizer o contrário, do que na população. Isso é uma vergonha. Generalizada, se me permite dizer. Todo mundo quer estar certo e ninguém quer evitar o vírus…

Só que é difícil, para qualquer pessoa sensata, conseguir diferenciar as coisas, pelo menos no Brasil. Não deveria ser assim… Outro dia, recebi em um grupo, esta notícia, com a piada engraçadíssima, de uma pessoa (adivinha?) de esquerda, dizendo que Darwin estava cumprindo seu papel. Tripudiando da morte da pessoa. Será que sou só eu que acho que tripudiar da morte de um ser humano é o que existe de pior na humanidade?

Outro dia, Jane Fonda, que já foi casada com o militante de esquerda Tom Hayden, e depois com o milionário Ted Turner (dono da Fox, tão de direita que defendeu Trump em todos os momentos. Santa coerência, Batman!) disse: Deus mandou o COVID para ajudar a esquerda. :O Deus o que? Esse tipo de afirmação me lembra o pastor, que disse que Deus matou o John Lennon, com três tiros. Tripudiando da morte do cantor, como se sua execução eliminasse um adversário político, antes de um músico brilhante e não o contrário… Se Deus o matou, que entidade o criou em primeiro lugar? Pergunto isso antes mesmo de questionar se criacionismo existe ou se alguém é adepto do design inteligente. Lamentável, tudo.

A única coisa que eu posso realmente propor, para quem deseja manter sua saúde mental, é sair de grupos tóxicos. A família a gente até suporta, quando um e outro começa a exagerar sobre bobagens, com olhos rútilos e lábio trêmulo. Mas tudo o que você começa a misturar com política, dá… enfim, se cuida. Não sai de casa.

2 comentários em “A MORTE DE UM INIMIGO RETÓRICO

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Crie um website ou blog gratuito no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: