COVID19: LEONARDO DA VINCI E O CONHECIMENTO NA PANDEMIA

Se Filosofia é amizade com a sabedoria, e sabedoria é fazer o que é melhor de acordo com o que se tem à disposição, nada melhor do que ouvir pessoas geniais para saber o que fazer em momentos de incerteza sobre a vida, como a atual crise desencadeada pelo COVID-19. Vamos então, ver o que Da Vinci pode nos dizer sobre como lidar com esta questão, baseado em alguns dos seus ensinamentos!

Para Leonardo Da Vinci, existem 5 etapas no conhecimento:

  1. Existe algo que existe, é importante, mas você não conhece (portanto, não existe para você);
  2. Você toma conhecimento, sabe que é importante, mas não sabe como funciona;
  3. Você sabe que existe, que é importante, e simplesmente começa a fazer ou entender melhor;
  4. Você sabe o que é, como funciona e já tem certo progresso no entendimento da questão; sabe como fazer
  5. Você se transformou em um mestre na questão e pode tratar dela com maestria. Entende, conhece, sabe como fazer e explicar o funcionamento.

Nosso entendimento da Pandemia começou antes de mais nada, com a sua proliferação na China. Neste ponto, não tínhamos nem muito conhecimento de como era e quais seus efeitos. Praticamente não existia para nós.

Em seguida, a doença se proliferou para países europeus e começaram os primeiros lockdowns ainda antes de chegar os primeiros casos. Mas apenas depois que chegou no Brasil é que começamos a descobrir o que era, no caso um vírus, como funciona, através de contágio, como prevenir. Foi neste momento em que passamos da primeira para segunda etapa. É sim, importante, pode nos afetar. Como bons brasileiros que somos, só fomos nos informar quando chegou perto!

A terceira, saber que existe e como lidar com ela vivida, e male, male, aqui entre nós, no convívio com o vírus, quando o Brasil teve que se fechar para contê-lo. E mal conseguimos ficar parados para fazer isso. Não queria ser eu a dizer, mas não sei nem se o nosso país tem estrutura para tal.

A quarta questão, progresso e entendimento, aconteceu quando se descobriu a vacina. E esse é um dos nossos problemas, neste momento: só de termos uma solução começando a ser aplicada, já começamos a pensar que está praticamente tudo já resolvido. Enquanto o quinto passo, a nossa maestria no assunto… de certa forma, é esse o maior problema de todos. Ainda não chegou. E aqui é onde a porca torce o rabo.

O conhecimento do vírus, o entendimento de como podemos superá-lo e a possibilidade de uma solução chamada vacina nos faz imaginar que já superamos a pandemia toda. Mesmo que seja apenas uma impressão para alguns, ou uma total negação do fator mortífero do vírus para outros, o fato é que não temos mais o fator “medo do desconhecido” nos impelindo a nos preservar, a cada instante, em cada situação de potencial exposição.

Daí, voltamos a considerações do velho amigo, o genial Da Vinci:

“Aprender é a única coisa que a mente nunca se cansa, nunca tem medo e nunca se arrepende”. Aprendamos, então, a aumentar a nossa percepção de que este vírus vai se estender em nossas vidas por um tempo maior do que queremos. Fácil falar? Com certeza. Tem pessoas, comércios, restaurantes, bares e afins que não aguentam o tranco? Sim. Precisamos entender melhor este tranco, como estamos lidando com ele, e não tentar fazê-lo acabar.

Neste momento de tensão, “O conhecimento torna a alma jovem e diminui a amargura da velhice”. O conhecimento é o que nos faz atravessar um momento mais complexo do que parece, para muitos, e que demanda estudo, entendimento e reorganização da rota, para outros. E se você quer saber que tipo de conhecimento pode te ajudar a entender como ter flexibilidade nestes momentos, clique aqui.

Um comentário em “COVID19: LEONARDO DA VINCI E O CONHECIMENTO NA PANDEMIA

Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.

Blog no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: