Desde que o ser humano se entende por gente, importantes médicos, advogados, políticos, gestores, conforme conseguiram sucesso em organizar a sua ciência, já começaram a filosofar. Agora, mostrando mais uma vez a capacidade de usar a canela, ao invés da cabeça, o último a questionar a importância da Filosofia foi o nosso presidente. Então, vamos aos fatos!

Você sabe quais grandes figuras da história utilizaram filosofia para ter excelentes resultados? Resolvi juntar alguns casos! Veja, destes, inclusive alguns estadistas que comprovam que Filosofia tem excelentes aplicações. Veja abaixo!

  • PLATÃO fundou a ACADEMIA para ensinar FILOSOFIA, ARTES, ESPORTES e consolidou o aprendizado influenciando até hoje como entendemos a EDUCAÇÃO.
  • ARISTÓTELES também fundou o seu LICEU, fez tratados sobre PSICOLOGIA, ÉTICA, FÍSICA, METAFÍSICA, ONTOLOGIA, entre outros. Acabou sendo o “coach” de Alexandre o Grande.
  • SUN TZU só é um general chinês conhecido por causa da “ARTE DA GUERRA” (e no Brasil, pelo Felipão ter lido depois de ganhar a Copa do Mundo e antes do 7×1).
  • JÚLIO CÉSAR  e OTÁVIO AUGUSTO além de generais, imperadores e políticos estudavam FILOSOFIA para pensar em como gerir seus impérios, assim como tantas outras figuras expoentes da cultura ocidental.
  • IBN SINA era muçulmano, médico, vizir e seus estudos sobre as INFINITAS POSSIBILIDADES veio mais de 800 anos antes de se descobrir na FÍSICA QUÂNTICA como a Física das Possibilidades.
  • IBN AHMAD, jurista muçulmano dizia que se encontra o pensamento de DEUS nas coisas, e não apenas nas crenças foi uma pessoa proeminente no seu tempo. Ou seja: toda FILOSOFIA  ou RELIGIÃO, para elem para ser verdadeira, deve ser compreendida RACIONALMENTE.
  • DESCARTES contribuiu não só com a MATEMÁTICA, mas sua visão sobre a divisão entre CORPO e ESPÍRITO permanece até hoje. (e merece comentários).
  • SIGMUND FREUD inicialmente estudou FILOSOFIA, e apenas depois foi estudar HIPNOSE e com estes estudos formou seus conceitos de PSICOLOGIA.
  • C.G. JUNG não apenas estudou FILOSOFIA, estudou RELIGIÕES, FILOSOFIAS OCIDENTAIS e ORIENTAIS, para fundamentar seus conhecimentos transcritos em terapias.
  • WERNER HEISENBERG , prêmio NOBEL pelos seus estudos em MECÂNICA QUÂNTICA era filho de um FILÓSOFO  e descreveu a importância da FILOSOFIA para seu trabalho no livro FÍSICA E FILOSOFIA.

 

Além disto tudo, existe também a Filosofia Quântica Clínica, ou aconselhamento filosófico, que pode funcionar tanto como uma terapia, que tem por como o pensamento pode ajudar as pessoas quanto uma forma de ajudar pessoas que precisam de um norte para tomar decisões importantes da sua vida!